Na manhã da sexta-feira, 6 de setembro, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro realizou uma cerimônia para inaugurar a fotografia do ex-defensor público-geral Rodrigo Pacheco na galeria de chefes institucionais. O evento, realizado no auditório do segundo andar da sede administrativa, contou com a presença de ex-defensores públicos-gerais, defensores públicos e servidores que acompanharam a trajetória de Pacheco durante seus dois mandatos consecutivos (2019-2020 e 2021-2022).
A defensora pública-geral, Patrícia Cardoso, iniciou seu discurso elogiando a liderança e coragem de Rodrigo Pacheco, especialmente em tempos desafiadores como a pandemia de Covid-19.
O presidente da Associação de servidoras e servidores do Rio de Janeiro (Adperj), Leonardo Quintão prestou homenagem a Rodrigo Pacheco, destacando a sua contribuição para fortalecer a Defensoria como uma Instituição inclusiva e respeitada pela sociedade civil.
Patrícia expressou seu orgulho em fazer parte de uma instituição que valoriza a coragem como um de seus pilares e ressaltou a importância de manter um compromisso firme com o serviço à sociedade. Ela também reconheceu o valor da colaboração e do apoio mútuo entre colegas, destacando que grandes realizações são sempre fruto do trabalho em equipe.