O MUSPE (Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais) se reuniu com o Governador Francisco Dornelles na tarde de hoje, 20/04/16, para discutir a pauta de seis itens que impactam diretamente na vida do servidor e da população do Estado do Rio de Janeiro: 1. Contra qualquer retaliação aos servidores e contra o corte de ponto; 2. Contra o pacote de medidas que penalizam os servidores, conforme o PL18/2016 (aumento da contribuição previdenciária de 11% para 14%, congelamento do salário por 2 anos, incluindo triênios e progressões); 3. Retorno do calendário de pagamento até o 2º dia útil; 4. Contra o parcelamento de salários e do 13º; 5. Reposição das perdas salariais de 2015, conforme a Constituição Federal; 6. Pelo fim das OSs e terceirizações no Funcionalismo Público do Estado.
Ao fim da reunião, que durou cerca de uma hora, o MUSPE saiu com os seguintes avanços: 1. O governador em exercício se comprometeu a não enviar para a ALERJ qualquer projeto que prejudique o servidor. 2. Não haverá corte de ponto e retaliação aos servidores em greve 3. Será formada uma comissão de 7 (sete) servidores representantes de entidades sindicais para cobrar informações que levaram o Estado ao atual caos financeiro e apontar possíveis soluções.
O MUSPE saiu vitorioso porque tem a palavra do governador de que o diálogo está aberto e que não haverá projeto de lei para retirar direitos dos servidores. Na próxima quinta, dia 28/04/16, às 17h30, o MUSPE tem uma nova reunião com o governador. E vamos perguntar, abrir as contas do Estado, questionar e fazer o que deve ser feito: tornar os servidores públicos e a população prioridades para o governo.
Juntos somos fortes! Nenhum direito a menos.
MUSPE (Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais)