A Associação dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (ASDPERJ) vem a público formalizar veemente repúdio à determinação da Administração Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPERJ) que proibiu a entrada dos servidores da DPE na sede da instituição na data de 18 de março de 2016.
Na ocasião a Associação em conjunto com os servidores realizavam uma manifestação na calçada da instituição e, cientes de que a Administração Superior estava reunida no prédio em reunião perante o Conselho Superior, deliberam por adentrar a sede da DPE e aguardar na porta de tal sala, de maneira silenciosa e ordeira, para que pudessem travar um diálogo com a Administração da DPE, já que durante mais de duas horas de manifestação nenhum membro da Defensoria havia dirigido a palavra aos servidores ali presentes.
Não obstante, a ASDPERJ e os servidores foram proibidos de entrar no prédio. Os seguranças da Instituição não permitiram que nenhum servidor que estava na manifestação adentrasse.
De se ressaltar que os servidores estavam identificados, seja pelo uso de crachá pessoal, seja pela apresentação de identidade na portaria da Sede e, mesmo assim arbitrariamente foram impedidos de entrar no principal prédio da Instituição perante a qual trabalham, sendo certo que alguns dos servidores presentes inclusive laboram diariamente em tal prédio!
Cumpre dizer ainda que manifestação é direito constitucional, quanto mais manter-se silencioso somente segurando um cartaz.
Por estas razões, a ASDPERJ vem a público externar seu repúdio a tal conduta arbitrária e ilegal, jamais esperada de uma Instituição conhecida por ser a “Casa da Cidadania”.