Semana do Servidor 2017: Sofrimento no trabalho e qualidade de vida

Texto para Servidor em foco nº 20

Da criação da carreira (2010) até hoje, esse ano foi o segundo ano em que o evento voltado para o Servidor, em comemoração do dia 28/10, tem a participação da ASDPERJ. Sendo que esse ano tivemos um incremento maior em função dessa participação:

– evento englobando a semana, em vez de um dia;

– Temas escolhidos pela categoria;

Resolução 903/2017, que institui a semana do servidor, com previsão de participação da categoria em sua organização e dispensa do ponto para participação do evento pela Diretoria de Gestão de Pessoas;

– Palestra sobre cuidados com a saúde ministradas pela médica e pelo dentista da casa;

– Atividades de ginástica laboral e Krav Magá, ambas ministradas por servidoras (no Krav Magá com participação do mestre e outro instrutor);

– Realização da palestra sobre assédio moral, dentro do tema “condições psicossociais no trabalho” ;

– Realização de palestra sobre estresse no trabalho (síndrome de Bornout);

Resolução 904/2017, que prevê constituição de comissão para elaboração de resolução para prevenção e tratamento do assédio moral.

Os problemas de assédio moral e estrutura de trabalho deficiente (tanto aspectos físicos como de remuneração) sempre foram pleitos da categoria. Temos agora a oportunidade de implementar medidas para melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Além da luta diuturna de todos os nossos pleitos que não receberam a devida atenção.

Continuamos com a pesquisa sobre as contribuições psicossociais no trabalho, para podermos melhor mapear as questões e estabelecer prioridades e ações. Se ainda não respondeu, clique aqui!

Sobre a palestra das condições psicossociais no trabalho, que abordou o tema do assédio moral, estranhou-nos a não participação de defensores públicos na mesma, apesar da presença de membros na sua abertura. Se a própria Resolução 904/2017 trata de participação paritária de membros e servidores, significa que a agenda deve envolver todos os integrantes da Defensoria Pública.

Pedimos que os colegas preparem minutas para apresentarmos a versão da categoria de projeto de resolução de prevenção e combate ao assédio. Um bom modelo tem sido o implementado no Ministério Público Federal, já tratado por nós no site (veja o link).

Últimas Notícias